Cuidados ao tomar remédios para dores – Efeitos colaterais mais comuns

Muitas pessoas quando estão com dores no corpo, febre, cólicas, ou alguma sensação ruim, costumar aderir a remédios contra a dor, como o ibuprofeno, tylenol, paracetamol ou novalgina.

É preciso sempre tomar cuidado na ingestão indevida de medicamentos, pois isso pode trazer complicações piores para o corpo, além de ajudar no desenvolvimento de problemas futuros de saúde.

No caso, as indicações de uso do Ibuprofeno corretos se desobedecidas podem aumentar as chances de um possível ataque cardíaco, derrame, AVC e a famosa pressão alta. Isso tem sido visto em pessoas que exageram no uso desse medicamento, é aconselhável para pessoas que tenham problemas cardíacos a consulta correta do médico sobre o uso desse remédio. Confira se você faz uso de um dos remédios que constam entre os mais usados entre os brasileiros  na lista de analgésicos mais populares do país.

Quais são as pessoas que tem que tomar cuidados na ingestão dos remédios contra dores:

  • Pressão arterial demasiadamente alta
  • Colesterol alto
  • Obesidade ou sobrepeso
  • Diabetes

Porém, é preciso sempre consultar o médico para ver se seu uso é permitido ou indicado. Até mesmo pessoas que não tenham nenhum desses problemas de saúde devem consultar o médico antes de começar um tratamento sem a devida instrução.

Fique atento caso você tenha alergia a algum dos componentes das fórmulas dos remédios citados acima, isso deve ser informado ao médico, qualquer tipo que seja a alergia, pois caso o medicamento contenha algum desses ingredientes, você pode ficar mais doente, piorando sua situação. Fique atento aos possíveis sinais de uma reação como o inchaço, coceiras, falta de ar ou qualquer sintoma anormal do seu corpo.

Por isso, como sempre falamos aqui no blog, tenha uma relação verdadeira com seu médico, só ele pode te indicar o remédio que melhor curará a sua doença ou gravidade, caso contrário, você poderá piorar e adquirindo uma doença muito mais grave da que tem que poderia ter sido resolvida facilmente.

Efeitos colaterais dos analgésicos

Quem nunca tomou antinflamatórios cetoprofeno, paracetamol, dorflex e outros do tipo para aliviar aquela dor de cabeça ou dor nas costas que atire a primeira pedra. O país não é conhecido somente por fazer grande uso deste tipo de medicação, mas de outros como remédios para colesterol, ansiedade e depressão.

O que preocupa os médicos é o uso excessivo destas drogas no alívio das dores, o que pode ocasionar outros problemas de saúde ocasionados pelas reações adversas da medicação. Entre elas estão:

  • Prisão de ventre
  • Insônia e dificuldades para dormir
  • Falta de ar
  • Sonolência
  • Diminuição da pressão arterial
  • Problemas hepáticos
A classe de analgésicos mais perigosos são aqueles que possuem função analgésicas e não somente de alívio da dor. Estes tem maior propensão de desenvolvimento de doenças no fígado e no pâncreas. 

Quando tomar remédios contra dor? 

Os remédios contra dor não devem ser como muletas para que o paciente ignores a verdadeira causa daquela dor. De acordo com a opinião dos médicos, a sensação de dor é como um aviso do organismo para que se tome consciência de que algo não vai bem. Enxaquecas frequentes podem ser problemas no maxilar, insônia e outros. As dores nas costas podem ser ocasionadas por conta de um desvio ou necessidade de fortalecimento muscular ou ciático. 
A melhor forma de tratar as dores frequentes é agindo somente na raiz do problema. Os remédios vem somente para suprir aquelas horas em que a dor está insuportável e prejudicando a qualidade de vida. Tomar sempre a medicação tornarão o corpo imune aos efeitos e ainda a pessoa viciada na droga para que se sinta bem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *