5 formas de estudar em universidade privadas com direito a descontos

 O sonho de prestar o vestibular e conquistar a desejada vaga no curso superior é compartilhado por dezenas de milhões de brasileiros. Infelizmente, em boa parte das vezes, a questão financeira fala mais alto e impede a entrada e o progresso nos estudos.

Ainda que esse contexto seja muito desafiador, a boa notícia é que existem diversas maneiras de assimilar os custos com a faculdade e driblar esse obstáculo com soluções realistas e acessíveis, inclusive por meio de bolsas de estudo com descontos de até 70% como as ofertadas pelo Quero Bolsa 2023.

Abaixo, separamos 5 formas de estudar em uma universidade privada com direito a descontos que facilitarão o equilíbrio das suas contas.

Sabemos que ao tomar conhecimento das diferentes possibilidades existentes no mercado, você terá a oportunidade de se planejar a longo prazo e pagar menos na mensalidade, desde já.



1. Bolsas de estudo

A obtenção de uma bolsa de estudo parcial permite que o estudante pague bem menos nas mensalidades graças a descontos diversificados oferecidos pela instituição de ensino superior.

Ao mesmo tempo, as bolsas de estudo integrais extinguem esses pagamentos e podem se estender até a conclusão do curso. Assim, o estudante precisará pagar apenas pelo material de apoio para estudar e o material complementar.

2. Bolsas ofertadas por faculdades particulares

As bolsas privadas seguem critérios internos para a seleção dos candidatos e normas próprias para a concessão das isenções, distribuição e renovação das bolsas — inclusive com descontos diferenciados para cada situação.

Daí a importância que o candidato busque mais informações sobre esse benefício para que seja capaz de preparar a sua documentação com antecedência e conseguir atender a todos os requisitos necessários e exigidos pela instituição, especialmente os comprovantes financeiros.

3. Bolsas do governo federal

Desde 2004, o ProUni – Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo aos alunos matriculados em cursos de graduação nas faculdades particulares conveniadas com o programa.

O ProUni é uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação (MEC) e mantida pelo governo federal desde então. Nele, as bolsas oferecidas podem ser parciais, com 50% de desconto, ou integrais, com 100% de abatimento das mensalidades. 

O estudante que deseja requerer o benefício deve preencher alguns requisitos básicos como:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública — municipal, estadual ou federal — ou em instituições privadas, como bolsista integral;

  • Possuir renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;

  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), atingindo a pontuação mínima exigida na redação e nas demais questões objetivas da prova.

4. Convênios com a faculdade

Nos últimos anos, os convênios com as faculdades particulares se tornaram um meio cada vez mais comum para garantir bons descontos em cursos de graduação.

Feitos entre as instituições de ensino e as organizações como empresas, estabelecimentos comerciais, associações de diferentes naturezas e até mesmo instituições públicas, trata-se de uma opção a mais para os estudantes que já estão inseridos no mercado de trabalho e precisam de uma ajuda para pagar os estudos e concluir a sua formação superior.

Nessa modalidade, o candidato que deseja o desconto na mensalidade precisa necessariamente comprovar o vínculo empregatício com a empresa conveniada. 

Ademais, os critérios como o percentual financeiro abatido (valor da bolsa de estudo) e o tipo de relação do aluno com a instituição que tem convênio com a universidade variam.

Por isso, é interessante que o futuro estudante universitário busque essas informações no local em que estuda ou pretende estudar.

5. Cartas de requerimento

Outra opção interessante é buscar diretamente a universidade para expor as dificuldades de arcar com os custos do curso superior, na esperança de que consiga, ao menos, reduzir o custo com as mensalidades.

A carta de requerimento é feita sob a responsabilidade do candidato e entregue ao departamento responsável por questões financeiras da instituição de ensino.

Na prática, funciona como um documento em que são apresentados argumentos que reforcem a necessidade do jovem em receber auxílio da instituição para que seja capaz de dar continuidade à vida acadêmica.

Ao final, uma avaliação técnica será realizada com base nas informações redigidas – daí a importância do texto ser objetivo, claro e verídico. Em caso de aceite, a faculdade concederá o desconto proporcional às necessidades do aluno e, claro, levando em conta a própria saúde financeira da instituição.

Para não perder tempo, é recomendável que o estudante verifique se a instituição de ensino oferece essa possibilidade de auxílio e quais são as normas específicas nas quais esse tipo de solicitação deve ser baseado.

Uma alternativa extra às opções que listamos acima é recorrer a programas de inclusão educacional, como o Educa Mais Brasil 2023, que oferta cursos presenciais ou a distância para você estudar com desconto até o final do curso. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *