Porque você não deve fazer o uso de remédios sem prescrição médica? Entenda aqui!

Manter sua rotina de medicação significa tomar seus medicamentos conforme prescrito – a dose certa, no momento certo, da maneira e frequência certas. Por que fazer estas coisas é importante? 

Simplificando, não tomar seu medicamento como prescrito por um médico ou instruído por um farmacêutico pode levar a sua doença a ficar pior, hospitalização e até mesmo a morte, por isso, é interessante que você conheça mais sobre o aqui tem remédio.

O alto custo de não tomar seus remédios conforme prescrito

O SUS estima que a não continuidade causa 30 a 50% das falhas no tratamento de doenças crônicas e 125.000 mortes por ano no país. 25 até 50% dos pacientes tratados com estatinas (medicamentos para baixar o colesterol) que interrompem sua terapia dentro de um ano têm até 25% de risco aumentado de morrer.

Por que algumas pessoas não tomam os medicamentos conforme prescrito

Muitos pacientes não seguem as instruções dos prestadores de serviços de saúde sobre como tomar os medicamentos por vários motivos. Tais como, não entender as instruções, esquecimento, múltiplos medicamentos com regimes diferentes, efeitos colaterais desagradáveis ou a medicação não parece estar funcionando. 

O custo também pode ser um fator que causa a não aderência do medicamento – os pacientes não podem se dar ao luxo de preencher suas prescrições ou decidir tomar menos do que a dose prescrita para que a prescrição dure mais tempo.

Entretanto, para ajudá-lo a obter os melhores resultados de seus medicamentos, é muito importante tomar o medicamento conforme instruído.

Dicas para ajudar você a tomar seu remédio

Tomar seu medicamento como prescrito ou aderir a ele é importante para controlar condições crônicas, tratar condições temporárias e, em geral, saúde e bem-estar a longo prazo. 

Uma conexão pessoal com seu médico ou farmacêutico é uma parte importante da adesão ao medicamento. Como um farmacêutico é um especialista em medicamentos, eles podem ajudar a sugerir a melhor maneira de tomar seus medicamentos, mas, é você que desempenha o papel mais importante ao tomar todos os seus medicamentos conforme as instruções.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar: 

Tome seus remédios ao mesmo tempo todos os dias.

  • Continue tomando seus remédios com uma rotina diária como escovar os dentes ou se preparar para dormir. Antes de escolher a hora da refeição para sua rotina, verifique se sua medicação deve ser tomada com o estômago cheio ou vazio.
  • Mantenha um “calendário de remédios” com seus frascos de pílulas e anote cada vez que tomar uma dose.
  • Use um recipiente de pílulas. Alguns tipos têm seções para doses múltiplas em horários diferentes, tais como manhã, almoço e noite.
  • Ao usar um recipiente de pílulas, reabasteça-o ao mesmo tempo a cada semana. Por exemplo, todos os domingos de manhã após o café da manhã.
  • Adquira tampas temporizadas para seus frascos de pílulas e programe-as para que elas te avisem quando sua próxima dose estiver prevista. Algumas caixas de pílulas também têm funções de temporizador.
  • Ao viajar, certifique-se de trazer o suficiente de seus medicamentos, mais alguns dias extras, no caso de seu retorno ser atrasado.
  • Se você estiver voando, mantenha seus remédios em sua bagagem de mão para evitar perda de bagagem. As temperaturas dentro do compartimento de carga podem danificar seus remédios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *